COLPOSCOPIA: TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE ESTE IMPORTANTE EXAME
1. O que é a Colposcopia? A colposcopia é um exame ginecológico feito na clínica MED+ Diagnóstico e Imagem, realizado, conforme solicitação médica, por ginecologistas que busca observar o colo do útero, vagina e vulva. O exame da Colposcopia deve ser feito em mulheres que foram ou são sexualmente ativas para rastreio ou diagnóstico de algumas doenças que iremos descrever abaixo. Através da colposcopia, algumas lesões que podem evoluir para complicações mais graves podem ser encontradas. Por conta disso, é importante realizar exames preventivos com frequência e se informar mais sobre o assunto.
2. Para que serve a Colposcopia? A colposcopia serve para analisar os tecidos presentes no colo do útero e vagina, assim diagnosticar possíveis lesões benignas, pré-malignas e malignas do trato ano genital feminino. Além disso, o exame também é capaz de identificar processos inflamatórios benignos, pólipos, sangramentos a esclarecer, lesões causadas pelo vírus do HPV, sejam elas simples ou as lesões precursoras do câncer de colo uterino e vagina. Caso hajam lesões, o médico ginecologista pode solicitar uma biópsia para avaliação do material. A colposcopia funciona como se fosse um microscópio, em alguns casos com equipamentos digitais é possível que sejam capturadas imagens, e permite a análise do colo do útero, a vagina e a vulva de forma ampliada e detalhada, por conta das lentes de aumento utilizadas no processo. É um exame que, em geral, é realizado junto com o exame de Papanicolau (Preventivo, Colpocitologia Oncótica ou PCCU)
3. Como é feita a Colposcopia? A realização do exame pode ou não ser feita durante a consulta ginecológica. A paciente deverá ser orientada a se deitar em posição ginecológica (com as duas pernas levantadas e afastadas). Logo após, o médico responsável introduz um espéculo vaginal (aparelho utilizado para manter a vagina aberta durante o exame) e posiciona o colposcópio a cerca de 30cm de distância da paciente. Com esse aparelho é possível ter uma visão ampla da área, facilitando possíveis diagnósticos. A colposcopia pode ser feita em mulheres virgens, com indicação médica e com espéculos adequados. A colposcopia também pode ser realizada em gestantes. Durante o exame, utiliza-se dois reagentes: o ácido acético 3 ou 5%, e o iodo (Teste de Schiller) para visualizar as lesões que possam existir na região, sejam elas benignas ou malignas, principalmente as alterações decorrentes da infecção por HPV. Esses reagentes nos ajudam a identificar as lesões e definir o local de biópsia, quando necessário. Pacientes com alergia a iodo podem fazer o exame, utiliza-se nesse caso, somente o ácido acético. A Colposcopia e o exame Preventivo (Papanicolau, PCCU ou citologia oncótica cérvico/vaginal) são complementares.
4. Quando devo fazer a Colposcopia? A colposcopia é indicada quando tem-se uma citologia oncótica (Preventivo ou Papanicolau) alterada, sangramento a esclarecer, parceiro ou parceira com câncer genital ou ISTs, mulheres com ISTs, lesões vulvares ou vaginais associada ao HPV.
5. Qual é o preparo para a Colposcopia? Para que o diagnóstico seja feito de forma correta, é indicado que a paciente: Não tenha relações sexuais nas 72h que antecedem o exame; Não use cremes vaginais ou medicamentos intravaginais nas 72h que antecedem o exame; Esteja fora do período menstrual; Não tenha sangramentos decorrentes do período menstrual; Não utilizar duchas vaginais.
6. Quanto tempo dura a Colposcopia? A colposcopia dura de 15 a 20 minutos, podendo se estender caso a paciente possua algum caso que necessite atenção especial. Geralmente é bem suportável, podendo gerar apenas um desconforto e cólica do tipo menstrual, dependendo da sensibilidade da paciente, pois é utilizado o espéculo vaginal descartável.
7. Doenças detectadas pela Colposcopia Pela colposcopia é possível identificar lesões benignas, pré-malignas, que antecedem o câncer, e malignas. Dentre elas estão a inflamação do colo do útero, dor pélvica, pólipos benignos, sangramentos e verrugas genitais no colo do útero (geralmente causadas pelo vírus do HPV).
8. O que é a Vulvoscopia? A Vulvoscopia é o exame do genital externo através do colposcópio. Ambos os exames são importantíssimos para auxiliar no diagnóstico do HPV. Normalmente é feito juntamente da Colposcopia, que analise a cavidade vaginal e o colo do útero.
9. Colposcopia com biópsia Caso a ginecologista observe durante o exame da colposcopia que há alguma lesão que precisa ser examinada, pode ser solicitada a biópsia do colo do útero. Observação: Após a realização do exame, é normal uma pequena sensibilidade, a paciente deve ser informada que pode ter uma secreção mais escura, devido aos uso dos reagentes, entregamos após o exame um protetor diário para o conforto da mulher. Em caso de sintomas anormais como febre e sangramento intenso, o médico deverá ser notificado.